Observe os textos e responda à questão.
A redação é a etapa mais importante no ENEM, pois somente nela se alcança os 1000 pontos. Diversas vezes, os alunos se saem muito bem na prova objetiva, porém tiram uma nota extremamente baixa em redação, isso quando não tiram o temido zero.
A prova de redação exigirá do candidato a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, o aluno deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –,apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual. O texto deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Por fim, deverá ser elaborada uma proposta de intervenção social, que respeite os direitos humanos, para o problema apresentado no desenvolvimento do texto.
(MEC. Redação no Enem 2016: cartilha do participante. 2016. Disponível em http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_par ticipante/2016/manual_de_redacao_do_enem_2016.pdf Acessado em 20/11/2016, adaptado)
Com relação aos textos, considere as seguintes proposições:
I - Os alunos tiram zero porque escrevem como falam, ou seja, há muitas marcas de oralidade nos textos das redações produzidas no Enem.
II - Os jovens da geração digital não leem jornais.
III - Internet, redes sociais e celulares conectados ajudam estudantes a melhorar a criatividade e a se expressarem melhor. Como consequência disso, os jovens têm problemas na escrita, como obediência às normas gramaticais, a troca da linguagem formal pela informal e de letras ao redigirem textos.
IV - Embora os jovens da geração digital se comuniquem por meio da escrita, há uma divergência entre código linguístico utilizado por eles nas redes sociais e o critério cobrado pela comissão organizadora do Enem. Para se considerar uma redação satisfatória, é necessário defender uma tese apoiado em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão e obedecer às normas gramaticais.
V - As questões objetivas não exigem do aluno leitura e raciocínio, pois basta marcar uma alternativa e confiar na sorte.
Encontram-se corretas:
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, e V, apenas.
I, III e IV, apenas
Todas estão corretas.