Observe os mapas atuais do continente africano e, levando em consideração os seus conhecimentos sobre as disputas imperialistas que marcaram a história e a geopolítica do continente, assinale a alternativa CORRETA:
SCARAMAL, E.S.T. O ensino de História da África em debate. In: Educação para as relações etnicorrais. Orgs MORAES, C.C.P; LISBOA, A.S; OLIVEIRA, L.F. 2 Ed. P.30-31.
O atual traçado político do continente foi fruto de disputas internas entre grupos étnicos, o que pode ser evidenciado por meio da artificialidade das fronteiras.
O atual mapa político levou em consideração as diversidades étnicas e culturais, evitando os conflitos internos entre os diversos países do continente.
Essa atual e artificial divisão política da África foi decidida na Conferência de Bandung.
O processo de descolonização dos países africanos, no contexto da Guerra Fria, ocorreu de forma homogênea, consensual e pacífica perante as respectivas metrópoles europeias.
Um dos grandes problemas gerados pelo imperialismo europeu foi decorrente da tentativa de colocar, dentro das mesmas fronteiras, grupos étnicos diferentes e, às vezes, rivais, com um longo passado de lutas.