Observe o quadro O viajante sobre o mar de névoa, de Caspar David Friedrich, elaborado em 1818, e atualmente exposto na cidade de Hamburgo, na Alemanha.
A pintura exprime a concepção estética do Sublime, considerando que o viajante
contempla com serenidade uma paisagem infinda, pouco visível, oposta a sua dimensão corporal reduzida.
examina a imensidão do universo com a apreensão e o temor da provável conflagração dos elementos da natureza.
desvenda as leis do movimento da natureza, por meio de procedimentos empíricos disponibilizados pela ciência de sua época.
observa uma paisagem apaziguada e disposta pelo Criador divino ao usufruto econômico e ao prazer do gênero humano.
descobre na paisagem montanhosa, coberta por cores celestiais, o significado de sua existência aventureira e errante.
Nessa obra marcante de Caspar David Friedrich, o elemento central é a figura solitária do homem que contempla a imensidão do mar de névoa. A concepção de Sublime, típica do Romantismo, expressa-se pela sensação de pequenez diante da força e grandiosidade da natureza. A resposta correta (A) destaca justamente a oposição entre a figura corporal reduzida do viajante e a paisagem infinita, nebulosa, que se estende às suas costas, e o sentimento de contemplação serena diante dessa vastidão.
Friedrich sugere que, mesmo diante de algo possivelmente ameaçador, há uma mistura de admiração e tranquilidade — um fascínio que caracteriza o Sublime. O ser humano reconhece sua fraqueza face ao infinito e, paradoxalmente, sente-se elevado a um estado superior de espírito ao tomar consciência da grandeza da natureza.
Sublime no Romantismo: Conceito estético que enfatiza a grandiosidade da natureza em contraste com a fragilidade humana, provocando sentimentos de admiração e, ao mesmo tempo, de assombro ou temor.
Caspar David Friedrich: Artista alemão do Romantismo, famoso por suas paisagens que remetem à reflexão interior e à espiritualidade, onde a natureza se apresenta como força maior.