Observe o quadro esquemático sobre a Divisão Internacional do Trabalho em tempos de globalização. Com base no esquema e apoiado nos seus conhecimentos sobre o tema, só não é correto afirmar:
Na atual DIT, o recente processo de industrialização de alguns países periféricos tornou-os competitivos em relação a novas tecnologias, qualificação e valorização econômica da mão de obra, beneficiando-os com os lucros obtidos e reduzindo gradativamente a sua dependência aos países ricos e industrializados.
Mesmo que não tenham ingressado no rol dos países desenvolvidos, muitos países, como Brasil, Índia e México, tornaram-se produtores e exportadores de produtos industrializados.
Países recentemente industrializados desenvolvem um modelo de industrialização complementar ao mundo desenvolvido, pois, ao assegurarem produção, circulação e consumo, garantem acúmulo de capitais aos países desenvolvidos.
Os produtores e exportadores de matérias-primas minerais e agrícolas são, principalmente, os países subdesenvolvidos da África, América Latina e Ásia.
Na atual DIT, os países subdesenvolvidos continuam promovendo o tradicional fornecimento de produtos primários, acrescido de produtos industrializados de primeira e segunda geração; por outro lado, são compradores de produtos e serviços de tecnologia superior, fornecidos pelos países desenvolvidos.