Observe o quadro de Candido Portinari, pintado em 1944 em Petrópolis, no Rio de Janeiro. O painel é um óleo sobre tela e tem 190 X 180 cm. Faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
A partir da ilustração, defina V, para as declarações verdadeiras, e F, para as declarações falsas.
1. A família de retirantes ao centro toma quase a totalidade da tela. O contorno escuro dos personagens dá um tom pesado à obra. Ao fundo se vê a paisagem do sertão.
2. O chão é duro, com pedras e ossos espalhados, e a única coisa no horizonte é o contorno quase indistinto de uma montanha. O horizonte é claro, mas o céu é escuro e cheio de aves negras que rodeiam a família como se estivessem esperando pela morte deles.
3. No primeiro plano vemos uma criança em pé, com a barriga saliente e o pescoço muito fino. O tamanho da barriga, desproporcional ao resto do corpo, indica que a criança tem barriga d'água. Essa doença é muito comum nos lugares com seca extrema, onde a única fonte de água vem de açudes e não é tratada. A presença dessa criança nos traz a imagem de uma extrema pobreza que também convive com a sede.
4. Podemos fazer relação entre a fundamentação da temática da pintura de Portinari com o viés temático do romance Luzia-Homem, mas jamais relacioná-la com a temática do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos.
Agora assinale o item que faz a relação entre declarações verdadeiras e falsas de maneira correta.
1.V, 2.V, 3.V, 4.F;
1.V, 2.V, 3.F, 4.V;
1.V, 2.F, 3.V, 4.V;
1.F, 2.F, 3.F, 4.F;
1.V, 2.V, 3.V, 4.V.