Observe o mapa e as informações abaixo:
O mapa acima apresenta as 12 regiões hidrográficas brasileiras.
I – A Região Hidrográfica (RH) ocupa 45% do território nacional, abrangendo sete Estados. Possui uma extensa rede de rios com grande abundância de água. A densidade populacional é 10 vezes menor que a média nacional, entretanto, a região concentra 81% da disponibilidade de águas superficiais do país. Cerca de 85% da área da RH permanece com cobertura vegetal nativa.
II - A Região Hidrográfica ocupa 7,5% do território brasileiro, abrangendo sete estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. A precipitação média anual na RH é muito abaixo da média nacional, apresentando frequentes situações de escassez de água. Entretanto, a RH tem importante papel na geração de energia para a região nordeste do país.
III - A Região Hidrográfica ocupa 10% do território brasileiro, abrangendo sete estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. É a região mais populosa e de maior desenvolvimento econômico do país. Por isso, possui as maiores demandas por recursos hídricos, tendo como destaque o uso industrial. É também a região com maior área irrigada e maior aproveitamento do potencial hidráulico disponível.
As características descritas acima se referem às seguintes regiões hidrográficas, respectivamente:
Tocantins-Araguaia, São Francisco e Paraguai.
Amazônica, Parnaíba e Paraná.
Pantanal, São Francisco e Paraná.
Amazônica, São Francisco e Paraná.
Amazônica, Tocantins-Araguaia e Paraguai.