FUVEST 2013

Observe o mapa da Malha Ferroviária do Brasil.
Com respeito às áreas indicadas no mapa acima, assinale a alternativa que relaciona corretamente sistemas logísticos e produtos de exportação.
a

b

c

d

e

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Resposta
C

Resolução

A questão pede para relacionar corretamente as áreas I, II e III, indicadas no mapa da malha ferroviária brasileira, com os sistemas logísticos (portos) e os produtos de exportação correspondentes. Para resolver, vamos analisar cada região e seus principais fluxos de exportação ligados à malha ferroviária.

1. Análise do Mapa e das Regiões:

  • Região I: Abrange o litoral nordestino, destacando-se os estados do Maranhão e Ceará. A ferrovia mais proeminente nesta área é a Estrada de Ferro Carajás, que liga a Serra dos Carajás (PA) ao Porto de Itaqui em São Luís (MA), transportando principalmente minério de ferro e manganês. O Porto de Pecém (CE) também é relevante na região, escoando produtos variados, incluindo frutas e produtos siderúrgicos.
  • Região II: Inclui o litoral do Espírito Santo e Rio de Janeiro. A principal ferrovia é a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que transporta minério de ferro de Minas Gerais para os portos de Tubarão e Vitória (ES). A região também possui produção e exportação de papel e celulose.
  • Região III: Cobre o litoral do Paraná e Santa Catarina. Esta região é um polo crucial para a exportação agrícola do Brasil. O Porto de Paranaguá (PR) é um dos maiores exportadores de soja e farelo de soja. Os portos de Itajaí (SC) e São Francisco do Sul (SC) também são importantes, com destaque para a exportação de carnes congeladas (frango) e produtos de madeira/celulose.

2. Avaliação das Alternativas:

  • Alternativa A: Incorreta. O Porto de Belém não é um terminal ferroviário relevante para exportação na Região I indicada. Na Região II, trigo e fertilizantes não são os principais produtos escoados pela malha ferroviária destacada (focada em minério).
  • Alternativa B: Incorreta. Na Região I, pescados e carvão mineral não são os produtos primários associados à ferrovia de Carajás. Na Região III, minério de ferro não é o principal produto de exportação via portos de SC/PR; o foco é agropecuário.
  • Alternativa C: Correta.
    • I: Portos de Itaqui (São Luís-MA) e Pecém (CE) - Principais produtos: Minério de ferro e manganês (via Itaqui/Carajás), frutas e outros (via Pecém). Correto.
    • II: Portos de Tubarão e Vitória (ES) - Principais produtos: Minério de ferro (via EFVM), papel e celulose. Correto.
    • III: Portos de Paranaguá (PR) e Itajaí (SC) - Principais produtos: Soja (via Paranaguá), carnes congeladas (via Itajaí e Paranaguá). Correto.
  • Alternativa D: Incorreta. Combina erros das alternativas A e B.
  • Alternativa E: Incorreta. Na Região II, soja e carnes não são os principais produtos associados aos portos de Tubarão/RJ via ferrovia. Na Região III, trigo e fertilizantes não são os produtos dominantes.

Conclusão: A alternativa C é a única que associa corretamente as regiões demarcadas no mapa aos seus respectivos portos e principais produtos de exportação transportados pela malha ferroviária indicada.

Dicas

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Identifique quais estados brasileiros estão contidos, total ou parcialmente, em cada uma das regiões I, II e III.
Lembre-se das principais commodities exportadas pelo Brasil (minério de ferro, soja, carnes, papel/celulose, frutas) e onde elas são produzidas ou por onde são escoadas.
Conecte as ferrovias mais importantes (como Carajás e Vitória-Minas) aos seus portos terminais e aos produtos que elas transportam predominantemente.

Erros Comuns

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Confundir a localização dos portos ou associá-los à região errada.
Desconhecer os principais produtos de exportação de cada região do Brasil.
Não relacionar corretamente as ferrovias mostradas no mapa com os fluxos de carga específicos (ex: associar a EFVM a produtos agrícolas em vez de minério).
Generalizar a produção de uma região para todos os seus portos (ex: achar que todo porto do Sul exporta apenas soja).
Interpretar mal o mapa, não identificando corretamente os estados ou as ferrovias relevantes em cada área demarcada.
Revisão

Para resolver esta questão, é importante revisar alguns conceitos-chave da geografia econômica e de transportes do Brasil:

  • Malha Ferroviária Brasileira: Entender a distribuição e a função das principais ferrovias, que são majoritariamente voltadas para o transporte de cargas de baixo valor agregado e alto volume (commodities) das áreas de produção para os portos de exportação.
  • Principais Portos Brasileiros: Conhecer a localização e a especialização dos maiores portos do país (ex: Itaqui, Pecém, Tubarão, Vitória, Santos, Paranaguá, Itajaí, Rio Grande) e os produtos que eles movimentam.
  • Commodities de Exportação: Saber quais são os principais produtos exportados pelo Brasil e suas respectivas regiões produtoras (ex: minério de ferro em MG e PA, soja no Centro-Oeste e Sul, carnes no Sul e Centro-Oeste, frutas no Nordeste, papel e celulose em ES, SP, Sul).
  • Logística de Exportação: Compreender a interconexão entre áreas produtoras, vias de transporte (ferrovias, rodovias, hidrovias) e portos para o escoamento da produção para o mercado externo.
  • Geografia Regional do Brasil: Ter noções sobre as características econômicas das macrorregiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sudeste, Sul, Centro-Oeste) e como elas se refletem nos fluxos de transporte e exportação.
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