Observe o mapa a seguir.
Sobre a atual crise na Ucrânia, assinale a alternativa correta.
Na Crimeia, está localizada a esquadra russa, um dos fatos que provocou a crise, pois os habitantes dessa península lutam contra o domínio político e econômico da Rússia, que controla a região devido a interesses estratégicos.
Os conflitos atuais se devem à ocupação da Crimeia, pelas tropas militares russas, devido aos interesses bélicos da Rússia, que possui, nessa península, indústrias de armamentos e usinas nucleares desde a histórica formação da União Soviética.
A Crimeia, uma república autônoma da Ucrânia, situada na península ao sul desse país, com a maioria da população de origem russa, está no centro da tensão entre Moscou e Kiev, pois é geograficamente estratégica.
A existência de gasodutos na península da Crimeia coloca a Ucrânia em vantagem em relação aos seus vizinhos. Esse fato desencadeou a crise entre Rússia e União Europeia, que disputam o domínio econômico desses canais.
As bases aéreas foram instaladas na Crimeia, pelo Governo Putin, que detém o controle político dessa península, fato que desencadeou a crise na Ucrânia, pois a população de origem étnica plural não aceita o governo russo.