Observe o gráfico a seguir.
O crescimento vertiginoso da população nos centros urbanos tem provocado uma série de “desastres naturais” provocados pela própria sociedade. Esse processo ocorre quando são ocupadas áreas já propícias para a ocorrência de determinados fenômenos ou quando áreas estáveis são transformadas pela ação humana.
Leia as afirmativas a seguir.
I . O grande crescimento demográfico dos centros urbanos gera problemas quando a ocupação se dá em áreas inapropriadas para receber edificações, como as encostas de morros e as margens dos rios.
II . O desmatamento da vegetação original potencializa os riscos de erosão e deslizamentos de terra, pois dificulta a lixiviação.
III. O asfaltamento das cidades ajuda a minimizar os problemas de enchentes uma vez que, tornando o solo impermeável, facilita o escoamento adequado da água.
IV. Solos próprios para a agricultura por sua fertilidade, como o massapé, por exemplo, nem sempre são próprios para a construção, haja vista que a sobrecarga de peso pode provocar o colapso do solo.
V. O planejamento urbano é incapaz de diminuir os problemas da ocupação desordenada do espaço urbano, já que esse é um problema somente de ordem demográfica.
São corretas, apenas
I, III e IV.
II e III.
I e IV.
II e V.
I, IV e V.