Observe o gráfico a seguir:
Com base nele e nos fatores que interferem no crescimento e nas densidades populacionais, analise as seguintes afirmativas:
I. As curvas “A” e “B” podem corresponder a populações de duas espécies diferentes que habitam o mesmo ecossistema. O crescimento da população da espécie A não influencia o crescimento da população da espécie B.
II. As espécies “A” e “B” apresentaram resistência ambiental até o 14º dia, e, após esse período, as taxas de natalidade e de mortalidade foram praticamente equivalentes na espécie “A” e diferentes na espécie “B”, ao longo do tempo.
III. Os potenciais bióticos das espécies das populações “A” e “B” são iguais e crescem com base na natalidade fisiológica e capacidade de sobrevivência, fatores proporcionais ao aumento da densidade populacional.
IV. Fatores como velocidade de reprodução, mecanismos de defesa, falta de habitat adequado, condições climáticas adversas estão relacionados à resistência ambiental e controlam o crescimento populacional.
V. A carga biótica máxima do ambiente é dada pelo limite máximo de indivíduos que o ambiente suporta, estando relacionada à densidade. Assim, a partir de certo ponto, quanto maior a densidade, menor a velocidade de crescimento de uma população.
Estão CORRETAS apenas
I, II e III.
II, III e IV.
III e IV.
II e V.
III, IV e V.