Observe o fragmento de texto a seguir:
Pesquisa investiga possíveis problemas neurológicos causados por zika em adultos
Pesquisadores acreditam que zika causa outros problemas neurológicos além de Guillan-Barré
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D'or de Pesquisa e Ensino (Idor, ligado à rede D'or de hospitais) começou a estudar, nesta segunda-feira, se adultos infectados pelo zika vírus podem desenvolver problemas neurológicos, além da já conhecida síndrome de Guillain-Barré.
A decisão de fazer o estudo veio depois da constatação de alguns casos suspeitos de síndromes neurológicas associadas à infecção por zika.
Médicos de diferentes hospitais do Estado vêm relatando um número acima da média de casos de GuillainBarré (um problema autoimune que ataca o sistema nervoso) e também de encefalites e encefalomielites – inflamações no cérebro e na medula normalmente decorrentes de infecções virais.
As doenças podem causar desde uma leve confusão mental até convulsões e paralisia.
“Temos casos relatados de alterações neurológicas em pessoas que tiveram diagnóstico clínico de zika”, afirma a diretora científica do Idor, Fernanda Tovar Moll, professora da UFRJ e especialista em neuroimagem. [...]
Disponível em: . Acesso em: 05/05/2016.
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que, aparentemente, vem sendo desencadeada pela presença do zika vírus. Ela se caracteriza pela inflamação dos nervos e das raízes nervosas proximais e dos nervos cranianos. Além disso, ela é desmielinizante e, por consequência, afeta a condução nervosa. Se ela for desencadeada porque o vírus afeta a célula glial produtora dessa bainha de mielina, a célula afetada seria:
o astrócito protoplasmático.
O astrócito fibroso.
o neurônio.
a célula de Schwann.
a micróglia.