Observe, com atenção, as telas “Nascimento de Vênus”, dos pintores Sandro Botticelli e Di Cavalcanti, respectivamente.
Assinale a alternativa INCORRETA, a respeito da comparação entre as telas.
Na obra de Sandro Botticelli, vê-se que Vênus é representada como uma deusa, que ocupa o centro da tela; no quadro de Di Cavalcanti, Vênus parece mais humanizada.
A nudez de Vênus, nas duas telas, expressa a liberdade dos pintores em contradizerem as tendências estéticas de sua época.
As três figuras humanas que circundam Vênus, nas duas telas, convergem para ela suas atenções e olhares, como a referendar o tema da pintura.
Pode-se concluir que a tela de Di Cavalcanti é uma releitura abrasileirada e modernista da tela de Sandro Botticelli.
Para analisar as diferenças e semelhanças entre as duas versões da “Nascimento de Vênus” — uma de Botticelli (século XV, Renascimento) e a de Di Cavalcanti (século XX, Modernismo) — é importante considerar o contexto histórico e as propostas estéticas de cada autor. Botticelli retrata a deusa com idealização renascentista, valorizando a figura mitológica e a beleza clássica. Já Di Cavalcanti faz uma releitura modernista, trazendo características brasileiras e humanizando mais a imagem de Vênus. Assim, percebe-se que cada obra se insere em um momento artístico distinto.
Na alternativa B, afirma-se que a nudez de Vênus, em ambas as telas, expressaria a liberdade dos artistas em contradizer as tendências estéticas de suas respectivas épocas. Contudo, isso não é exato no caso de Botticelli, pois a representação do nu no Renascimento não era algo transgressor naquele período, mas sim fruto da valorização do humano e da influência da arte clássica greco-romana. Portanto, essa é a alternativa incorreta.
Renascimento: Movimento cultural que valorizou o estudo do homem e da natureza, resgatando elementos da cultura clássica. No Renascimento, a representação do corpo nu não era necessariamente considerada um rompimento estético, pois havia grande admiração pela anatomia humana.
Modernismo brasileiro: Movimento artístico do início do século XX que propunha a renovação das linguagens artísticas e a valorização de temáticas nacionais. Di Cavalcanti, por exemplo, buscava representar traços da cultura brasileira em suas obras.
Releitura: O ato de reinterpretar uma obra sob outra perspectiva, época ou estilo, mantendo referências e homenagens ao trabalho original, mas agregando características novas.