Observe atentamente a reprodução da pintura mural Guernica, de Pablo Picasso e leia o trecho a seguir:
“Guernica é, evidentemente, mais do que um documento da Guerra Civil espanhola. Foi pintado como reação imediata à notícia da destruição por bombardeiros alemães da cidade basca de Guernica (28 de abril de 1937). [...] Conta-se que o próprio Picasso teria dito que “o touro não é o fascismo, mas brutalidade e escuridão (...) o cavalo representa o povo (...) o mural Guernica é simbólico (...) alegórico.”
READ, Herbert. História da Pintura Moderna. São Paulo: Círculo do Livro, 1974, p. 159.
A cena retratada por Picasso contribuiu para denunciar as atrocidades da Segunda Guerra Mundial, antes de ela ser iniciada, em 1o de setembro de 1939.
Sobre o contexto sócio-cultural dos regimes nazi-fascistas no período do entreguerras, estão corretas todas as afirmações constantes nas alternativas abaixo, EXCETO:
A aliança entre o generalíssimo Franco e o governante alemão Adolf Hitler permitiu que os engenheiros de guerra da Alemanha pudessem testar sua máquina de guerra contra moradores de regiões camponesas da Espanha.
Ao ser formado, o Eixo Roma-Berlim-Tóquio agregou interesses de potências bélicas que haviam sido colocadas de fora da partilha imperialista dos territórios do leste europeu, africanos, asiáticos e latino-americanos.
Os regimes nazi-fascistas romperam relações comerciais e diplomáticas com os Estados Unidos, nos anos 30, porque a cultura americana representava, no início da ascensão dos partidos de extrema-direita, ameaças diretas aos seus interesses hegemônicos.
As minorias étnicas foram, ao lado das ideologias anarquistas e comunistas, perseguidas e controladas, e práticas de extermínio e discriminação foram transmitidas pelos ditadores às parcelas da população que cultivavam ideologias contrárias à presença de estrangeiros e migrantes.