Observe, atentamente, a imagem a seguir:
Passagem de frente fria pela região de Campinas derruba temperatura
05/07/2015 09h09
Mínima registrada no município foi de 11ºC às 0h40, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI). Sensação de frio nesta madrugada foi de quase -3ºC, pelos ventos fortes.
Sobre o fenômeno climático nela apresentado, é CORRETO afirmar que ele ocorre quando
a massa de ar frio avança, fazendo o ar quente recuar, causando o esfriamento do ar quente e produzindo temperaturas mais baixas. As frentes frias tipicamente causam mudanças rápidas e fortes na temperatura, e suas ocorrências durante o inverno são mais fortes.
a massa de ar quente se move em direção à massa de ar frio. O ar frio recua para a baixa altitude, pois é mais pesado. Nos mapas meteorológicos, esse fenômeno é mostrado por uma linha verde com setas azuis salientes.
as nuvens cirrus e cumulonimbus forçam o ar quente para baixo rapidamente, criando trovoadas, tempestades de neve e tornados. Esse fenômeno, quando ocorre durante o verão, se apresenta mais intensamente, produzindo padrões climáticos mais amenos. Suas temperaturas elevadas duram vários dias.
a zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio se forma em regiões de homogeneidade térmica. Ocasionalmente, bloqueia a ocorrência de geadas em locais de alta altitude, sobretudo nos meses de outono e inverno.
o planeta Terra sofre um aquecimento diferenciado, provocando uma zona de transição entre as regiões tropicais e as regiões polares. Desse modo, o ar aquecido perde energia e desce, e o ar mais frio desloca-se em direção à zona subtropical.