UFAM 2016

Observe as seguintes passagens de O quinze:

 

A.

[...] o vaqueiro do Logradouro e mais alguns moradores que a seca não escorraçara esperavam a patroa. Na calçada, também a aguardava uma espreguiçadeira de lona — a cadeirinha — presa a dois compridos bambus.

[...]

D. Inácia veio sentar-se na cadeirinha, admirouse:

— Que é dos jumentos? Vocês não sabem que eu só gosto de cadeirinha levada por jumento?

O vaqueiro acudiu:

— Minha madrinha não tem os seus caboclos pra carregarem a senhora? Por que se havia de botar animal, tendo nós?

 

B.

Sombras vencidas pela miséria e pelo desespero que arrastavam passos inconscientes, na derradeira embriaguez da fome.

Uma forma esguia de mulher se ajoelhou no chão vermelho.

Um vulto seco se acocorou ao lado, e mergulhou a cabeça vazia entre os joelhos agudos, amparando-a com as mãos.

Só um menino, em pé, isolado, olhava pensativamente o grupo agachado de fraqueza e cansaço.

Sua voz dolente os chamou, num apelo de esperança.

E sua mão se destacou no fundo escuro da tarde apontando o casario além.

Mas a única aparência de vida, no grupo imóvel, era o choro intermitente e abafado de uma criança.

 

C. 

— Pelas reses me dê, alto e mal, quarenta mil-réis por cabeça... É mesmo que lhe dar dado...

—Quarenta mil-réis é caro. O gado no Quixadá está a vinte e cinco e trinta mil-réis.

[...]

[Chico Bento] Pensava na troca. Umas reses tão famosas! Por um babau velho e cinquenta mil-réis de volta! O que é a gente estar na desgraça...

[...]

— Mas criatura de Deus, o que é você vai fazer com mais gado? Acha pouco o que já está está no trato?

[...]

— Ora, mamãe, o pobre morrendo de precisão! Além disso, é gado de raça, filho do Hereford velho das Aroeiras... Garanto que escapa tudo...

O major, mexendo o café, aprovou:

— Gadão bom... famoso... Conheço muito. Fez bem, meu filho. Escapa!

 

Assinale a alternativa INCORRETA:

a

O fragmento A evidencia a subalternidade dos empregados da fazenda, explorados como animais para o bem-estar de mãe Nácia.  

b

O fragmento B contrapõe a narrativa quase lírica em sua forma ao conteúdo da desumanização, apresentando as pessoas como meras “sombras”, “vultos”, “vozes”, metonímias do que se expressa em “aparência de vida”. 

c

O lucro dos mais abastados a partir da necessidade dos mais pobres é comprovada com a atitude de Vicente ao comprar o gado de Chico Bento por bem menos do que realmente valia, no fragmento C.

d

Os fragmentos exemplificam a grande divisão que há no livro: os ricos e os pobres; os que perdem tudo com a seca, incluindo a dignidade, e os que lucram com a decadência econômica e a desumanização.

e

Percebe-se no fragmento C a tentativa de Vicente de ajudar a Chico Bento, contando com a aprovação do major e a contrariedade da mãe.

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E
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