Observe as afirmações abaixo, a respeito do conceito de regionalismo a que a obra ficcional de Graciliano Ramos se liga:
I. Há nos retratos da paisagem e da interação dos sujeitos com o ambiente uma tendência à idealização de uma harmonia. Surgido de um interesse de divulgação, em outros lugares do Brasil, de aspectos positivos do Nordeste – o que é sintetizado no Manifesto “Um Sertão Mundial”, escrito por Graciliano Ramos em 1927 – o regionalismo exalta os valores e a cultura locais, abrindo-se a um diálogo com o mundo moderno e a globalização.
II. Junto ao fato de ser regionalista, a vertente modernista a que a ficção de Graciliano Ramos se filia é de preocupação social. Identificada com o segundo momento modernista (que se inicia a partir dos anos 1930), essa corrente tem como referência criativa essencial o acento dado às questões ideológicas e à intervenção do artista – por meio da denúncia – em realidades sociais marcadas pela desigualdade. O Nordeste revelou, por essa época, alguns importantes ficcionistas imbuídos da iniciativa de, seguindo essa linha de ação “engajada”, abordarem em sua criação alguns dos seculares problemas da região sem, contudo, descuidarem da dimensão humana e individual do que é vivido pelos personagens, o que é apreendido – especialmente em Graciliano Ramos - através de descrições de um psicologismo moderno, em que o conflito homem X meio é visto de modo complexo.
III. O regionalismo de Graciliano Ramos se nutre da intenção de retrato de um sertão mítico e atemporal, no qual, por meio da experiência religiosa, o sertanejo, em suas lutas cotidianas, busca a conexão com o transcendente. Para o autor, toda a riqueza cultural do Nordeste se encontra nas manifestações do misticismo do povo, retratadas em narrativas que exaltam, de modo complexo, uma fé que é local, mas que se liga a um conjunto de referências de outras culturas religiosas, como a grega, por exemplo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas a afirmação III é verdadeira.
Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.
Apenas as afirmações II e III são verdadeiras.
As afirmações I, II e III são verdadeiras.
Apenas a afirmação II é verdadeira.