Observe.
A ressurreição de Lázaro, afresco de 1303 do pintor florentino Giotto di Bondone (1267-1337)
“Enquanto Giotto estava pintando as paredes de pequenas igrejas em Pádua e Assis, no norte da Itália, no começo do século XIV, o mundo ao seu redor estava começando a mudar.”
Fonte: HODGE, A.N. A História da Arte. Da pintura de Giotto aos dias de hoje. Belo Horizonte: Cedic, 2009.
A história da Europa Ocidental estava passando por uma grande alteração em meados dos séculos XIII e XIV, transformações eram visíveis em todas as áreas. Dentre as mais evidentes, temos
o Renascimento comercial e urbano, consequência das Cruzadas, em que os antigos caminhos tornaram-se rotas comerciais, como a Rota do Mar Mediterrâneo dominada pelas cidades de Gênova e Veneza.
o início do processo de fechamento e ruralização, provocado por ondas de invasões bárbaras, em que os feudos autossuficientes e a falta de um poder centralizado fortaleceram a autoridade local de senhores feudais.
a Reforma Católica, ou Contrarreforma, tentativa de proteger o poder papal e moralizar o clero, uma reação ao movimento protestante conhecido por Reforma.
a formação de monarquias centralizadas, apoiadas em teóricos absolutistas que defendiam o poder total ao rei, caso do italiano Nicolau Maquiavel na obra O Princípe.
a retomada da Inquisição, incluindo a visitação do Santo Ofício nas colônias como forma de combater as heresias e manter o controle também sobre seus distantes moradores.