Observe a reprodução da obra Iracema, de José Maria de Medeiros.
Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmativas a seguir, tendo como base a relação entre o sentimento romântico expresso na pintura e as propostas da escola romântica na literatura brasileira.
( ) A inocência e a sensualidade com que o amor e a figura feminina eram tratados por alguns autores românticos fazem parte também do quadro acima.
( ) O tédio e a solidão da mulher de meados do século XIX, atestados pelos poemas de Álvares de Azevedo, entre outros poetas, estão inscritos tanto na pintura acima como na terceira fase da escola romântica.
( ) A liberdade presente nas raízes do Romantismo, influenciado pelo lema da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade), é sugerida na pintura acima, como vivência, e, no Condoreirismo de Castro Alves, como desejo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
V – V – V
F – V – F
V – F – V
V – F – F
F – V – V