UCS Vestibular de verão 2013

Observe a reprodução da obra Iracema, de José Maria de Medeiros.

Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das afirmativas a seguir, tendo como base a relação entre o sentimento romântico expresso na pintura e as propostas da escola romântica na literatura brasileira.

( ) A inocência e a sensualidade com que o amor e a figura feminina eram tratados por alguns autores românticos fazem parte também do quadro acima.
( ) O tédio e a solidão da mulher de meados do século XIX, atestados pelos poemas de Álvares de Azevedo, entre outros poetas, estão inscritos tanto na pintura acima como na terceira fase da escola romântica.
( ) A liberdade presente nas raízes do Romantismo, influenciado pelo lema da Revolução Francesa (liberdade, igualdade e fraternidade), é sugerida na pintura acima, como vivência, e, no Condoreirismo de Castro Alves, como desejo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a

V – V – V

b

F – V – F

c

V – F – V

d

V – F – F

e

F – V – V

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C

Resolução

No quadro de José Maria de Medeiros, que retrata Iracema, é possível observar a fusão entre a candura, o intenso lirismo romântico e a exaltação da figura indígena como representação de pureza e sensualidade. Esses traços nos remetem ao Indianismo, característica marcante da literatura romântica brasileira, sobretudo na Primeira Geração, em que o indígena surge como herói nacional. Assim, a primeira afirmação que salienta a inocência e a sensualidade aliadas ao amor romântico é verdadeira.

Já a segunda afirmativa, que atribui um sentimento de tédio e solidão típicos da Segunda Geração romântica (como em Álvares de Azevedo) à pintura acima e à terceira fase do Romantismo, não se aplica. A imagem enfatiza mais a idealização do indígena que a melancolia ou decadência típica do Ultra-Romantismo. Assim, essa segunda afirmação é falsa.

A terceira afirmação faz referência ao ímpeto de liberdade romântica, fortemente marcado pelo ideal importado do lema da Revolução Francesa e pela vertente abolicionista e social do Condoreirismo (Castro Alves), o que também se faz presente na pintura pela ressonância do "bom selvagem" e pela valorização da liberdade em um contexto natural. Dessa forma, ela é verdadeira.

Portanto, a sequência correta (V – F – V) corresponde à alternativa C.

Dicas

expand_more
Recorde as principais características temáticas de cada geração romântica no Brasil.
Lembre-se de que o Indianismo enaltece o indígena e a conexão com a natureza.
Observe a ênfase em sentimentos de liberdade, fraternidade e ideais sociais do Condoreirismo.

Erros Comuns

expand_more
Confundir as características do Ultra-Romantismo, dominado pela melancolia, com o Indianismo, que buscava a idealização do indígena.
Aplicar de forma genérica o desejo de liberdade a qualquer obra romântica sem observar as peculiaridades de cada fase do Romantismo brasileiro.
Revisão
O Romantismo no Brasil subdivide-se em três fases principais: a primeira, também chamada de Indianista, exalta a figura do indígena como herói e símbolo nacional, marcada por idealização, pureza e relação íntima com a natureza. A segunda fase, do Ultrarromantismo, tem traços de pessimismo, melancolia e o chamado “mal-do-século” (incluindo temas como solidão e tédio). Já a terceira fase, do Condoreirismo, tem forte teor social e político, abordando a liberdade, a crítica à escravidão e os anseios revolucionários – importantes em Castro Alves.
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar