Observe a obra modernista Operários, pintada pela artista brasileira Tarsila do Amaral em 1933, um período de crescimento da indústria no país.
Além de chamar a atenção para as pessoas de diversas etnias que migraram para as grandes metrópoles em busca de emprego, a obra pode ser entendida como uma crítica à massificação do trabalho e as precárias condições às quais as pessoas eram submetidas nas fábricas que começavam a surgir durante o processo de industrialização brasileiro. Sobre a industrialização brasileira, assinale a opção correta.
A precoce industrialização do Brasil já havia começado antes mesmo do fim do Pacto Colonial e a abertura dos portos às nações amigas. Contudo, a industrialização do país intensificou-se apenas após a Segunda Guerra Mundial, tendo como base a indústria automobilística estrangeira durante o governo de Juscelino Kubitschek na Região Sudeste.
O processo de urbanização do Brasil, ocorrido com a vinda da família real portuguesa para o país no século XIX mudou a paisagem de algumas cidades brasileiras, principalmente do Rio de Janeiro. A consequente formação de uma classe operária urbana consumidora foi um dos fatores que estimularam a criação de indústrias no país.
A indústria é o primeiro setor gerador de riquezas do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ela cria uma grande quantidade de empregos e responde por metade dos valores de exportação. A indústria brasileira cresceu junto com a economia do Brasil, e sua participação relativa no PIB está em alta atualmente.
Desindustrialização é um processo caracterizado pela perda da relevância de atividades industriais na economia devido ao aumento da renda da população e, consequentemente, à ascensão de serviços. Esse processo já é constatado em países desenvolvidos, mas no Brasil discute-se se esse processo tem ocorrido precocemente devido a políticas de abertura para a importação, que colocaram a indústria em concorrência com manufaturados estrangeiros a partir dos anos 1990.
Atualmente, a indústria brasileira mantém o processo de centralização na região Sudeste, atraindo cada vez mais investimentos industriais para os estados que a compõem, principalmente o estado de São Paulo. A região Norte vem em segundo lugar, atraindo investidores para a região da Zona Franca de Manaus.