Observe a imagem referente à questão.
Em 13 de Maio de 1888 foi assinada a lei nº 3353, conhecida como Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil.
É correto afirmar que entre fatores que contribuiram para o fim da escravidão estava:
a campanha abolicionista que mobilizou profissionais liberais, jornalistas, advogados, intelectuais, entre outros, que atuavam por meio de clubes, associações e jornais defendendo a causa abolicionista.
a decisão da sociedade brasileira de libertar os escravos, trocando a alforria dos cativos em troca da permanência deles na terra por mais alguns anos, tornando a Lei Áurea uma mera formalidade.
os constantes ataques de escravos quilombolas liderados por Chico Rei a fazendeiros e políticos brasileiros, pressionando o governo a assinar a abolição da escravatura em troca do fim dos assassinatos.
a Proclamação da República tornou a causa escravagista insustentável devido a participação de escravos na Guerra do Paraguai, levando os militares a assinar a lei que proibia a escravidão.
o processo que gerou a assinatura da Lei Áurea se deu graças a atuação do Imperador D. Pedro Il que usou de seu prestígio e influência para convencer a sociedade brasileira da importância de se acabar com a forma cruel de trabalho.
Nesta questão sobre o processo de abolição da escravatura no Brasil, a alternativa correta é a letra A, pois destaca a importância do movimento abolicionista, composto por diversos agentes (profissionais liberais, jornalistas, intelectuais, advogados) que atuavam por meio de clubes, associações e jornais. Esse engajamento contribuiu de forma decisiva para pressionar o governo e setores da sociedade a pôr fim à escravidão.
Para resolver a questão, é preciso lembrar que o fim da escravidão no Brasil não foi um acontecimento de uma única causa ou de um ato isolado, mas resultado de diversos fatores, como as crescentes pressões internas (movimentos abolicionistas, críticas de intelectuais, participação das pessoas escravizadas em atividades políticas) e pressões internacionais. Entre essas pressões internas, destacaram-se figuras conhecidas do abolicionismo, como Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, André Rebouças e muitos outros, que promoviam intensa mobilização nas ruas e na imprensa.
Por isso, a mobilização civil organizada e as campanhas abolicionistas são fatores essenciais no processo de abolição. A Lei Áurea (1888) foi o resultado dessa longa jornada em prol da liberdade e justiça social, ainda que, por si só, não tenha garantido a inclusão socioeconômica dos ex-escravizados.