Observe a imagem:
Na charge de Storni denuncia-se o domínio político das oligarquias de São Paulo e de Minas Gerais, uma das marcas da chamada “República Velha”, ou “Primeira República”. Assinale a alternativa que é característica desse contexto.
A influência dos coronéis traduzia-se na manipulação dos votos da clientela que vivia nas áreas sob influência deles, mas não resultava em força política, pois muitos deles eram presos sob a acusação de fraude eleitoral.
Rio Grande do Sul, Maranhão e Ceará – os principais estados produtores de café – oficializaram, em 1906, um programa de valorização do produto por meio da assinatura do Convênio de Taubaté.
A charge de Storni vincula-se à chamada política “café com leite”, associada à alternância de São Paulo e Minas Gerais no controle da Presidência da República, impedindo a participação de outros estados brasileiros.
Durante a Primeira República emergiu no campo uma série de conflitos sociais que expressavam as limitações da jovem república brasileira em garantir a todos as conquistas da modernidade, sendo exemplo desse período o movimento das Diretas Já.
O Estado tornou-se empresário em setores considerados básicos ou essenciais para o desenvolvimento industrial, criando companhias estatais como a Companhia Siderúrgica Nacional e a Companhia Nacional de Álcalis.