Observe a imagem a seguir:
Sobre as abelhas e as relações intraespecíficas e ecológicas com o ambiente, assinale a alternativa CORRETA.
As colônias de abelhas se caracterizam por serem grupos de organismos da mesma espécie, em que os indivíduos manifestam intercooperação, comunicação e divisão de trabalho, mantendo independência e mobilidade relativas.
A rainha pode pôr dois tipos de ovo: os não fecundados que se desenvolvem por partenogênese, originando machos haploides; os fecundados que geram fêmeas diploides, podendo ser operárias, se alimentadas com mel, ou rainhas, se alimentadas com geleia real.
Poluentes não biodegradáveis e os persistentes, a exemplo dos agrotóxicos, tendem a se acumular no ambiente e nos seres vivos, como as abelhas, porém, na passagem para cada nível trófico, ocorre a redução da toxicidade no processo de biomagnificação.
Uma das razões do sucesso das Angiospermas foi a polinização, resultante de coevolução inseto-planta, em uma relação de mutualismo obrigatório que beneficia as abelhas e as plantas.
A competição de duas espécies que exploram o mesmo nicho ecológico, a exemplo das abelhas nativas, sem ferrão, e das abelhas introduzidas, com ferrão, pode levar à extinção ou expulsão de seu território pela primeira e à mudança de nicho por deriva gênica pela segunda, princípio conhecido como exclusão de densidade populacional.