Observe a figura.
O esquema acima mostra algumas das consequências do Agente Laranja usado pelos EUA durante a Guerra do Vietnã (1955-75) para desfolhar as florestas em que os rebeldes se escondiam. Diversas reportagens acerca dos 40 anos do confronto saíram no ano passado, muitas delas infelizmente mostrando cenas chocantes das pessoas que ainda convivem com os males desse agente químico que afetou as pessoas expostas e as gerações seguintes, as imagens são estarrecedoras. Mesmo hoje, os níveis de contaminação no solo e na água do País são altíssimos, fazendo com que os EUA começassem a trabalhar na lenta descontaminação.
Dentre os principais fatos da Guerra do Vietnã (1955-75), estão
a intervenção dos EUA, parte do período chamado de Guerra Fria, sob a alegação de que se o Vietnã caísse em mãos comunistas, outros países orientais também o fariam, portanto o governo norte-americano enviou suas tropas para a região.
as discussões para um possível acordo entre Vietnã do Sul e o Vietnã do Norte, tratado que estabeleceria o tipo de regime político vigente no País, mas como o acordo posteriormente decidiu pelo comunismo, o governo norteamericano decidiu intervir.
o apoio econômico e militar dos EUA ao sul do País, enquanto o Norte se rebelava com recursos próprios, tal disparidade é percebida quando vemos fotos do conflito em que as tropas norte-americanas estão muito bem armadas e os vietcongues lutam principalmente com táticas de guerrilha na mata.
a cobertura quase total e imediata pela imprensa pela primeira vez na história de um conflito, assim o mundo acompanhava de perto o confronto e o amplo apoio popular do povo norte-americano para continuar a luta em defesa dos ideais do seu governo, principalmente por meio de movimentos de contracultura dos anos 60.
a ocupação e a rendição da parte sul em 1975, promovendo a reunião do País sob um regime comunista e a assinatura formal do fim do conflito com um tratado punindo os EUA com o pagamento de uma indenização e a sua declaração de culpa pelo uso de agentes químicos.