Observe a figura abaixo.
O quadro “Independência ou morte” está localizado no Salão Nobre do Monumento do Ipiranga. Construído entre 1885 e 1890, o edifício-monumento tinha como objetivos reforçar o 7 de setembro como episódio que promoveu o “nascimento do Brasil”, apresentar D. Pedro como herói nacional e construir uma memória positiva do Império. O prédio, hoje Museu Paulista da USP, fechado desde 2013, será reaberto ao público em 2022, no marco das rememorações do bicentenário da independência do Brasil.
Considere as afirmações abaixo, sobre a conformação da memória da independência.
I - A narrativa gloriosa do Império e de D. Pedro, presente na tela e no edifício-monumento, foi elaborada em uma conjuntura de crise da monarquia e de intensificação da propaganda republicana.
II - A tela, mesmo executada décadas depois dos acontecimentos, representa um retrato fiel dos episódios ocorridos na colina do Ipiranga, em São Paulo, em 7 de setembro de 1822.
III- O quadro contribuiu para a criação de uma imagem do “nascimento do Brasil” a partir da heroicização do gesto de D. Pedro, representando emblematicamente o episódio do Ipiranga como marco da independência do Brasil.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Neste exercício, analisamos a construção da memória histórica e simbólica da Independência do Brasil representada tanto pelo edifício-monumento do Ipiranga quanto pela tela “Independência ou Morte”. Percebe-se como esses instrumentos foram utilizados para exaltar D. Pedro I e criar uma narrativa oficial sobre o nascimento do Brasil. Entre as afirmações, a I e a III se mostram corretas, pois destacam o contexto político em que a obra foi produzida e o caráter simbólico que ajuda a fixar a imagem de D. Pedro como herói da Independência. A II, por outro lado, não é verdadeira, pois a tela não constitui um retrato estritamente fiel do fato histórico, e sim uma reconstituição idealizada para fortalecer a memória oficial.