Observe a figura a seguir:
Os biomas brasileiros
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab'Saber classificou os domínios morfoclimáticos do espaço brasileiro, associando-os as condições de relevo, clima e vegetação.
Sendo assim, assinale a opção correta referente as características dos biomas representados no mapa.
O número 1 é a Floresta Amazônica, de clima Equatorial e dominada por plantas caducifólias, que permitem intensa transpiração em virtude de elevadas taxas de umidade. Esse bioma sofre intenso processo de devastação por atividades mineradoras, garimpeiras, agrícolas e de extração de madeira.
O número 2 corresponde aos Cerrados, de clima Tropical e constituído por espécies aciculifoliadas adaptadas aos verões chuvosos e invernos secos. A classificação desse bioma como Unidade de Uso Sustentável tem restringido as atividades agrícolas e garantido a ampliação para o desenvolvimento educacional e cultural.
O número 3 representa a Caatinga, de clima Tropical Semiárido e caracterizado por chuvas escassas, mal distribuídas ao longo do ano, e por plantas latifoliadas adaptadas à aridez. Atualmente tem sido devastada em função do processo de urbanização acelerado do Agreste nordestino e extração mineral.
O número 4 é a Mata Atlântica, de clima Tropical Úmido e formada por vegetações tropófilas adaptadas às elevadas pluviosidades. A constituição de Unidades de Proteção Integral nesse bioma é decorrente de sua importância para a preservação da biodiversidade brasileira ameaçada pela expansão do agronegócio.
O número 5 é a Mata de Araucárias, de clima Subtropical de elevadas amplitudes térmicas e com presença de plantas caducifólias adaptadas as variações estacionais. O uso econômico da madeira para a fabricação de móveis e a expansão urbana aceleraram a devastação desse bioma.