Observe a charge, para responder à questão.
Considere a charge em seu contexto histórico e observe as afirmativas a seguir.
I. A Lei de Ajuste Cubano, adotada pelo Congresso dos Estados Unidos no governo de Lyndon B. Johnson, modificou o estatuto dos imigrantes cubanos, qualificando-os de “refugiados políticos”, com direito automático de asilo político e permissão de residência permanente nos EUA, estimulando deste modo a emigrarem ilegalmente.
II. No começo da década de 1990, milhares de cubanos tentaram fugir da ilha em botes/balsas improvisadas. Cuba viveu o “período especial”, época em que o país perdeu o apoio da União Soviética e entrou em colapso econômico.
III. Com a adoção da Lei Seca nos EUA, quando a bebida alcoólica, o jogo, a prostituição e a droga tornaram-se proibidos, Cuba tornou-se um grande atrativo para os vizinhos do norte. Isto fez com que o número de turistas norte-americanos naquela ilha aumentasse de 200 mil, na década de 1910, para 500 mil na de 1920.
IV. O discurso segundo o qual a Revolução criou a emigração cubana para os EUA corresponde com a história das migrações entre os dois países; não é, portanto, parte do jogo ideológico de busca da desestabilização do governo cubano.
É verdadeiro o que se afirma em
I e II apenas.
I, II e III apenas.
II, III e IV apenas.
II e IV apenas.
I, II, III e IV.