Observe a charge e leia o texto a seguir.
“Qualquer que tenha sido a razão do avanço britânico, ele não se deveu à superioridade tecnológica e científica. Nas ciências naturais, os franceses estavam seguramente à frente dos ingleses. [...] Até mesmo nas ciências sociais os britânicos ainda estavam muito longe daquela superioridade que fez – e em grande parte ainda faz – da economia um assunto eminentemente anglo-saxão; mas a Revolução Industrial colocou-os em um inquestionável primeiro lugar.”
(HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003. p. 52).
Sobre as condições favoráveis da Inglaterra em liderar a Revolução Industrial, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir.
( ) A Lei de Cercamento dos Campos (Enclousure Acts) promoveu a fixação dos camponeses nas terras comunais e fortaleceu o setor de produção agrícola.
( ) O comércio de escravos e a produção e a comercialização do algodão estavam sob o controle inglês, favorecendo o acúmulo de capital para investimento na indústria.
( ) Os trabalhadores se encontravam em um estágio avançado de organização sindical, alavancando o processo industrial e garantindo melhores condições de trabalho no início da era industrial.
( ) A mão de obra era populosa, uma vez que havia um grande contingente de agricultores arruinados que migravam para as cidades em busca de emprego.
( ) Matérias-primas como jazidas de ferro e carvão, que foram importantes para a construção de máquinas e energia, eram abundantes no país, assim como a lã.
A sequência correta é
V, V, F, F, V.
F, V, F, V, V.
V, F, V, V, F.
F, F, V, V, F.
F, V, V, F, V.