Observe a charge abaixo e responda a questão a seguir.
A charge faz referência a uma determinação instituída na segunda metade do século XVIII que foi:
a outorga das leis restritivas de escravidão no reino, assinadas no ano de 1761 por D. José I, tendo a frente como idealizador das mesmas o Marquês de Pombal.
a criação das Companhias de Comércio do Estado do Grão-Pará e do Maranhão, em 1755, que garantiam o monopólio da Coroa por toda a atividade de comércio no Brasil.
o Alvará de 1785, que foi uma medida criada por D.Maria I, o qual proibia, entre outras atividades, a instalação de manufaturas no Brasil.
o estabelecimento do Alvará de 1756 referente a atividade agricola das Vinhas do Alto Douro instaladas na Capitania do Maranhão e Grã-Pará.
o Alvará de 1773 que livrava os ditos “Cristãos-Novos” de origem judaica da ameaça inquisitorial permitindo a instalação de companhias de comércio no Brasil.