Observe a charge a seguir:
Podemos perceber na charge do cartunista Novaes uma visão bem-humorada sobre o mundo político e como ele se faz perceber. Evoca-se a figura do político profissional focalizado por Max Weber.
Com base na charge e na abordagem de Weber sobre as classes sociais, pode-se dizer que a sociedade civil tende a ver os políticos profissionais:
como legítimos representantes de classe, sem status diferenciado, sendo impossível separá-los do grupo que representam. É evidente, neste caso, a associação entre prestígio social e o nível ocupado na relação de produção dos eleitores.
associados à burocracia estatal no instante em que são eleitos, pois alcançam prestígio que os posiciona no mesmo nível de funcionários públicos de carreira, exceto pelo fato de estarem isentos de tributação, elemento este ironizado na charge.
com desconfiança, percebendo a classe política como detentora de privilégios e um grupo de baixa produtividade. Nesse aspecto, Weber defende que os partidos conduzem os indivíduos a cargos de governo, possibilitando-lhes certo status e poder.
como sujeitos que temporariamente assumem status diferenciado, embora no nível das relações de produção permaneçam ligados à classe de origem, com poder que se estende apenas a essa classe.
de maneira negativa, visto que as agremiações políticas organizam-se por critérios econômicos e jamais ideológicos, possibilitando a um número reduzido de pessoas a obtenção de prestígio social.