Observe a charge:
A charge acima retrata a política internacional desenvolvida pelas potências europeias.
Qual das alternativas está de acordo com a charge?
O colonialismo do século XVI, diferente deste novo imperialismo, foi resultado da revolução comercial pela busca de novos produtos tropicais e mercados para Portugal e Espanha, os quais através do monopólio metropolitano e do direito de colonização impunham a dominação sobre os povos considerados inferiores.
O imperialismo da primeira metade do século XIX, na África e Oceania, foi resultado do capitalismo comercial, impondo o monopólio da exploração colonial, principalmente pela Inglaterra, que, pacificamente, impunha a colonização sobre os povos inferiores.
O imperialismo do século XIX, na África e Ásia, ocupou esses continentes fontes de matérias-primas estratégicas e mercados para a Europa, em especial por parte da Alemanha e Itália, que através da violência submeteram os povos considerados inferiores e desenvolveram a industrialização asiática, em especial da China.
A partilha da África e da Ásia liderada pela Inglaterra e França foi resultado da expansão das relações capitalistas de produção, garantindo desta forma o controle de matériasprimas estratégicas para a indústria; da mesma forma, a colonização tinha uma missão civilizadora da raça branca superior.
A ocupação da África e da Ásia na segunda metade do século XIX, pelas grandes potências industriais, objetivava desenvolver uma missão colonizadora daquelas áreas consideradas atrasadas, ampliando o domínio europeu em nome do progresso na medida em que implantou um processo industrial dependente, bem como um monopólio comercial.