O uso do diagrama pressão x entalpia é comum para o estudo de ciclos de refrigeração. O ciclo representado na figura a seguir inicia no compressor, onde o vapor é comprimido isentropicamente até a pressão de condensação. No condensador, o fluido refrigerante é condensado à pressão constante até o estado de líquido saturado. No dispositivo de expansão, o fluido refrigerante é expandido, num processo isentálpico até a pressão de evaporação. No evaporador o fluido refrigerante recebe calor do ambiente que se deseja refrigerar até o estado de vapor saturado, no qual retorna ao compressor, e o ciclo se repete.
(Representação esquemática dos estados termodinâmicos ao longo de um sistema padrão de refrigeração por compressão a vapor. Fonte: https:// repositorio.unesp.br/handle/11449/88896. Acesso em 12 de janeiro de 2022.)
Todo esse processo dependerá das propriedades físicas, químicas e outras que restringem o universo de substâncias que podem ser utilizadas como fluido refrigerante. Com base nessas informações, o atributo para a escolha de um fluido refrigerante está INCORRETO em qual das alternativas?
O fluido deve ter baixo volume específico no estado vapor para minimizar o tamanho do compressor.
O fluido deve ter baixo calor específico no estado líquido para minimizar a transferência de calor no sub-resfriamento do líquido condensado.
O fluido deve gerar baixa pressão na temperatura de condensação.
O fluido refrigerante deve ter baixo calor de vaporização para minimizar a quantidade de refrigerante e o tamanho do equipamento.
O fluido deve ter pressão de evaporação maior que a da atmosfera para evitar entrada de ar em caso de vazamento.