O tungstênio (74W 184) é um elemento químico de aplicações variadas, que flutuam desde fabricação de armamentos até o filamento das antigas lâmpadas incandescentes. Além do símbolo W, que não condiz diretamente com o seu nome, esse elemento apresenta outras particularidades relevantes, como a elevada dureza e os altíssimos valores de pontos de ebulição e de fusão. A respeito de sua estrutura nuclear e distribuição eletrônica, assinale a alternativa CORRETA.
Seu núcleo atômico possui o mesmo número de nêutrons que o elemento Darmstácio (110Ds281) e por isso esses elementos são ditos isótonos.
Seu raio atômico deve ser menor que o do elemento ferro (26Fe56), pois trata-se de um átomo com elevada carga nuclear, o que influencia na atração do núcleo perante os elétrons.
Seu elétron de valência encontra-se no mesmo subnível que o elétron de valência do sódio (11Na23).
Seu subnível mais energético é o mesmo que o da distribuição do elemento urânio (92U 238) e por isso esses dois elementos são considerados de transição interna.
Por possuir aplicações importantes tanto na área industrial como em nosso cotidiano, o elemento tungstênio é considerado um elemento representativo.