O trecho a seguir foi retirado de uma reportagem da revista Mundo Estranho, sobre o significado das Cruzadas:
“Elas foram expedições militares organizadas entre 1095 e 1291 pelas potências cristãs europeias, com o objetivo declarado de combater o domínio islâmico na chamada Terra Santa, reconquistando Jerusalém e outros lugares por onde Jesus teria passado em vida. A empreitada constituía uma mistura de guerra, peregrinação e penitência: os guerreiros cruzados, conhecidos também como "peregrinos penitentes", acreditavam que seus pecados seriam perdoados caso completassem a jornada e cumprissem a missão divina de libertar locais sagrados, como a Igreja do Santo Sepulcro. Esses cavaleiros e soldados tinham como símbolo a cruz, bordada no manto que usavam - daí o nome com que ficaram conhecidos. Seus motivos não eram, porém, exclusivamente religiosos.”
Fonte: Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-foram-as-cruzadas Acesso em: 22 maio 2016.
Outras causas, não religiosas, para as Cruzadas, seriam
o desejo de diversos nobres de conquistar novas terras, principalmente devido ao fato de não terem sido primogênitos, portanto, não herdariam terras.
a necessidade de comerciantes italianos em conquistar a rota do Mar do Norte, a mais antiga rota de ligação entre a Europa e a Ásia, usada por povos antigos como os gregos e os romanos.
promover o fortalecimento do Império Bizantino, como forma de unificar novamente o território do antigo Império Romano.
expulsar os francos da Península Ibérica, há muito dominada pelo reino bárbaro, para reativar a rota comercial do Mar Mediterrâneo.
subjugar os árabes que haviam tomado e saqueado Constantinopla e avançavam em direção a Roma.