O transporte Rodoviário é o meio de deslocamento mais utilizado no Brasil. Mais de 60% das cargas transportadas pelo país viajam exclusivamente por rodovias. Além do transporte de cargas, registra-se um grande fluxo de transporte coletivo de pessoas e de carros de passeio. Trata-se de um Brasil rodoviarista em que a paisagem se transformou para abrir vias para o novo meio de transporte.
O caos rodoviário que observamos hoje em nosso país tem sua historicidade envolvendo aspectos políticos e econômicos do século XX.
É certo que essa referida historicidade está associada à:
política econômica nacionalista de Getúlio Vargas, que ao investir na industrialização do país, destinou significativos recursos às fábricas de veículos.
política econômica nacional desenvolvimentista, efetuada nos governos de 1950 a 1960, com maior investimento no setor de transporte.
potencialização da produção petrolífera no governo Getúlio Vargas que, consequentemente, estimulou o uso de automóveis.
política econômica desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, com vistas a promover a produção de bens de consumo no país.
um contexto de falência dos transportes ferroviários devido à parca indústria de base existente no Brasil na década de 1950.