O trabalho infantil artístico ocorre principalmente em programas de televisão e na publicidade. Nessa seara, é regra o incentivo e interesse dos pais ou responsável legal na realização do trabalho da criança e do adolescente, seja pela projeção social que representa, seja pelas possibilidades econômicas que propicia. Por isso, não tem sido rara a participação ou omissão dos pais em situações de trabalho artístico que caracterizam abuso e desrespeito. Diante disso, considere as afirmativas abaixo:
I - A criança ainda não tem seus ossos e músculos completamente desenvolvidos, correndo maior risco de sofrer deformações nos ossos, cansaço muscular.
II - crianças têm maior frequência cardíaca que os adultos para o mesmo esforço e, por isso, ficam mais cansados do que eles, ainda que exercendo a mesma atividade.
III - a exposição das crianças às pressões do mundo do trabalho pode provocar diversos sintomas, por exemplo, dores de cabeça, insônias, tonteiras.
IV - o trabalho infantil prova uma tríplice exclusão: na infância, quando a criança perde a oportunidade de brincar, estudar e aprender; na idade adulta, quando perde oportunidades de trabalho por falta de qualificação profissional; na velhice, pela consequente falta de condições dignas de sobrevivência.
É verdadeiro apenas o que se afirma em:
I e III.
II e IV.
III e IV.
I, II e IV.
I, II, III e IV.