TEXTO II
AULA DE PORTUGUÊS
A linguagem
Na ponta da língua,
Tão fácil de falar
E de entender.
A linguagem
Na superfície estrelada de letras,
Sabe lá o que ela quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
E vai desmatando
O amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
Atropelam-me, aturdem-me, sequestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
Em que pedia para ir lá fora,
Em que levava e dava pontapé,
A língua, breve língua entrecortada
Do namoro com a prima.
O português são dois; o outro, mistério.
Fonte: ANDRADE, Carlos Drummond de.
Boitempo II. Rio de Janeiro: Record, 1999.
O título do texto "Aula de Português" traz o ponto de vista do autor sobre a supremacia do ensino da língua na escola em detrimento da linguagem adquirida pelo falante na sua esfera familiar. Marque a alternativa que apresenta as estratégias para sustentar esse ponto de vista.
Autoridade e modelo.
Causa e consequência.
Exemplificação e comparação.
Definição e hierarquia.
Para responder a esta questão, é necessário compreender as estratégias argumentativas utilizadas pelo autor para defender seu ponto de vista. No caso da alternativa correta (C), 'Exemplificação e comparação', o autor provavelmente utilizou exemplos concretos para ilustrar seu argumento e fez comparações entre diferentes tipos de linguagem, como a linguagem formal ensinada nas escolas e a linguagem informal adquirida no ambiente familiar.
Observe quais estratégias seriam mais eficazes para discutir a importância de diferentes tipos de linguagem.
Considere como exemplos concretos e comparações podem ajudar a ilustrar e fortalecer um argumento.
Reflita sobre as formas como a linguagem formal e informal são adquiridas e valorizadas na sociedade.
Um erro comum é escolher uma opção baseando-se em palavras que parecem mais 'sofisticadas' ou 'técnicas' sem realmente entender como elas se aplicam à argumentação do autor.
Em textos argumentativos, autores empregam diversas estratégias para persuadir o leitor, tais como exemplificar, comparar, definir conceitos e estabelecer relações de causa e consequência. Compreender essas estratégias é essencial para analisar e interpretar textos de maneira crítica.