O texto seguinte refere-se à questão.
A usina hidrelétrica de Itaipu, empresa binacional, localizada na fronteira do Brasil com o Paraguai, tem uma potência instalada de 14000 MW, suficiente para abastecer com energia elétrica grande parte das regiões Sul e Sudeste do nosso país e também de todo o Paraguai. São 20 turbinas que vertem cerca de 700 m3 de água por segundo de uma altura de 196 m. Os cabos, por onde flui a corrente elétrica contínua, têm secção transversal com diâmetro médio de 80 mm e são feitos de uma liga metálica de resistividade da ordem de 3,0·10–8 Ωm, o que resulta em um bom condutor de eletricidade.
(Portal Brasil. 08.01.2016)
Considere o valor da densidade da água 103 kg/m3 e a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 .
A corrente é contínua porque
o custo de instalação das subestações transformadoras ao longo da linha de transmissão é sensivelmente menor do que seria se a transmissão ocorresse com corrente alternada.
requer cabos de transmissão de bitolas mais estreitas do que as convencionais utilizadas em outras linhas do país, pois cabos finos aquecem menos do que os espessos.
a dissipação de energia elétrica, por efeito Joule, em linhas muito longas, é menor do que quando se utiliza corrente alternada, aumentando a eficiência da transmissão.
o material utilizado nos cabos de transmissão tem resistividade elétrica da ordem de grandeza inferior à do cobre, visando a um aumento na resistência elétrica dos cabos.
correntes alternadas exigem grande número de subestações transformadoras ao longo da linha de transmissão frente ao que correntes contínuas exigem, pois a finalidade é a de manter a tensão constante.