PUC-PR Inverno Demais Cursos 2018

O texto abaixo foi retirado do Manual do Professor Pardal, personagem infantil criado por Walt Disney.

 

Lápis, caneta, tinta e cia.

 

As primeiras tintas para escrever surgiram cerca de 2500 anos antes de Cristo, usadas pelos chineses e egípcios. Eram feitas de cola ou borracha misturadas com água. Substâncias extraídas de plantas ou animais também serviam para se fazer tinta. A tinta de hoje é composta de um pigmento e um líquido no qual o pigmento é dissolvido (pigmento é uma substância corante). No papel, a tinta seca sob a ação do oxigênio do ar, ou por evaporação do solvente da tinta, deixando uma fina película que se adere à superfície.

Na Idade Média usavam-se pequenos discos preparados com carvão mineral para grafar (escrever) que passaram a ser conhecidos como grafite. Pelo ano de 1500 apareceram na Inglaterra estiletes feitos com grafite natural. Eram mais cômodos para o desenho, mas sujavam a mão do desenhista. Então surgiu a ideia de revesti-los com uma cobertura de lápis em 1662, na Alemanha. O francês Conté aperfeiçoou o lápis, usando uma massa de argila e grafite misturada com água. Esta pasta era prensada, formando fios como o de macarrão. Levando-os ao forno, Conté conseguiu vários graus de dureza do lápis. Em 1839 o alemão Johann Faber melhorou o sistema de Conté, utilizando várias máquinas para as diversas etapas de fabrico do lápis.

Disponível em: Manual do professor Pardal. São Paulo: Editora Abril 2016. P. 137.

 

De acordo com o texto acima e utilizando seus conhecimentos sobre química, assinale a alternativa CORRETA.

a

Na frase: “Eram feitas de cola ou borracha misturadas com água.”, podemos afirmar que o sistema, desde que se apresente monofásico, é classificado como uma substância pura. 

b

Na frase: “A tinta de hoje é composta de um pigmento e um líquido no qual o pigmento é dissolvido (pigmento é uma substância corante).”, podemos dizer que o pigmento é o dispersante e o líquido é o disperso. 

c

Na frase: “Na Idade Média usavam-se pequenos discos preparados com carvão mineral para grafar (escrever) que passaram a ser conhecidos como grafite.”, podemos afirmar que o grafite é uma variedade alotrópica do elemento carbono. Na estrutura do grafite os carbonos apresentam hibridização sp2 e geometria trigonal plana. As “placas” de grafite encontram-se unidas por forças de Van der Waals, o que garante sua maleabilidade, facilitando assim o processo de escrita.

d

Na frase: “Levando-os ao forno, Conté conseguiu vários graus de dureza do lápis.”, podemos dizer que a dureza dos lápis somente se deve à alteração da estrutura formada entre a argila e o grafite, não tendo relação nenhuma com a evaporação da água presente.

e

Na frase: “No papel, a tinta seca sob a ação do oxigênio do ar, ou por evaporação do solvente da tinta, deixando uma fina película que se adere à superfície.”, podemos afirmar que houve uma reação de oxirredução e um fenômeno químico.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar