O texto a seguir servirá de base para responder à questão.
Os mamíferos necessitam de vitamina C para a formação adequada do tecido conjuntivo, como o colágeno. As fibras resistentes dessa proteína mantêm juntos os tecidos da pele, músculos, vasos sanguíneos, tecidos em cicatrização e outras estruturas corpóreas. O homem não sintetiza a vitamina C, por não possuir a enzima gulonolactona oxidase.
Quando a alimentação humana é deficiente em vitamina C, pode ocorrer a síntese defeituosa do tecido colagenoso e o desenvolvimento da doença conhecida como escorbuto. Um dos sintomas do escorbuto é a cicatrização lenta.
Fiorucci, A.R. et al., A importância da vitamina C na sociedade através dos tempos. In: Química nova na escola. n. 17, maio 2003.
A figura a seguir representa a estrutura da vitamina C. (Dados: massa molar da vitamina C = 176 g/mol)
Vitamina C
É CORRETO afirmar:
O cientista Linus Pauling, ganhador de dois prêmios Nobel, consumia grandes doses de vitamina C por dia, por acreditar que essa substância previne várias doenças. O número de átomos de carbono ingeridos pelo cientista, em uma dose de 18 g de vitamina C, é 3,70. 1023 átomos.
Sua estrutura contém no carbono 2 um grupo hidroxila (-OH), o que lhe confere uma função álcool.
A vitamina C possui apenas as funções orgânicas álcool e enol.
Existe a função orgânica éter no composto, pois há um átomo de oxigênio entre carbonos.
A vitamina C possui um centro assimétrico no carbono 5 e um centro assimétrico no carbono 6; trata-se, portanto, de um composto opticamente ativo capaz de desviar a luz polarizada.