O texto a seguir deve ser lido e interpretado para responder à questão.
TEXTO
Aos afetos, e lágrimas derramadas na ausência da dama a quem queria bem
Gregório de Matos
Ardor em firme coração nascido;
Pranto por olhos belos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:
Tu, que em um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal, em chamas derretido.
Se és fogo, como passas brandamente,
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!
Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.
ABAURRE, Maria Bernadete M.; ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela. Português: contexto, interlocução e sentido. São Paulo: Moderna, 2008. p. 168.
Analise as seguintes afirmações a respeito de Gregório de Matos, de sua composição poética e de sua contribuição à literatura brasileira.
I. O presente texto é representante da poesia lírica de Gregório de Matos, que também tem em sua produção a poesia sacra e a de escárnio ou de maldizer.
II. O Barroco, estilo de época representado, no Brasil, por Gregório de Matos, apresenta um conflito de opostos, uma tensão que nasce da tentativa de fundir visões opostas: a perspectiva antropocêntrica, herdada do Renascimento, e a teocêntrica, resgatada pela Contrarreforma.
III. O conceptismo Barroco, predominante na poesia, caracteriza-se pela elaboração muito rebuscada da linguagem, através dos jogos de palavras, jogos de imagens e jogos de construção, envolvendo o leitor por meio de estímulos sensoriais. O soneto em questão é um exemplo dessa tendência barroca.
IV. No soneto, vemos a habilidade de Gregório de Matos em trabalhar a linguagem para conciliar os opostos. No primeiro terceto, há paradoxos que encaminham a fusão completa entre os opostos (“Se és fogo, como passas brandamente, / Se és neve, como queimas com porfia?”), que se concretizará nos versos finais (“Como quis que aqui fosse a neve ardente, / Permitiu parecesse a chama fria.”).
V. Nos versos: “Incêndio em mares de água disfarçado; / Rio de neve em fogo convertido:”, temos a antítese como figura de linguagem que indica as tensões entre os opostos: o eu lírico opõe os termos “incêndio” a “mares de água”, e “fogo” a “rio de neve”.
Assinale a alternativa que indica uma análise CORRETA das afirmações acima.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas I, II e IV estão corretas.
Apenas II, IV e V estão corretas.
Apenas I, II, III e V estão corretas.
Apenas I, II, III e IV estão corretas