O texto a seguir aborda a morte de Hugo Chávez, ex-presidente venezuelano
A morte do presidente Hugo Chávez, na Venezuela, será chorada por muitos e comemorada por poucos. Neste momento em que grande parte da mídia internacional dedica seu tempo a falar mal do líder morto e torce para que ele permaneça a sete palmos debaixo do chão, seria bem melhor tentar entender Chávez enquanto figura política.
Fonte: Carta Maior. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_ id=21694. Acesso: 29/03/2013
Para “melhor tentar entender Chávez enquanto figura política”, como propõem o texto é preciso considerar que:
Hugo Chávez chegou ao poder na Venezuela em 1999 por meio de um golpe militar.
O ex-presidente venceu consecutivas eleições no período em que esteve no poder, atestando um forte teor de popularidade no país andino.
Hugo Chávez foi considerado um presidente extremamente audacioso ao romper relações diplomáticas e comerciais com os Estados Unidos.
Chegou ao poder por meio de eleições diretas, porém, uma vez no poder, sustou os demais pleitos com a clara intenção em se perpetuar no poder.
Chávez teve sérios problemas com Lula enquanto este esteve na presidência do Brasil e somente retomou as relações bilaterais com as eleições de Dilma Roussef.