UFAM 2018

O termo nanotecnologia refere-se ao uso de partículas muito pequenas, as nanopartículas - da ordem de 10-9m - sendo estas consideradas um recurso empregado para solucionar problemas e agregar valor. Nanopartículas de prata têm sido amplamente estudadas como material antimicrobiano. Apesar de estarmos falando de partículas já tão pequenas (de ordem nano), o tamanho entre partículas nesta ordem de grandeza também é importante. Tem sido observado que o aumento da atividade antimicrobiana de nanopartículas menores pode ser devido ao fato de as partículas menores terem maior facilidade em atravessar a parede celular, além de terem uma relação superfície/volume maior. A área de superfície maior para um volume de nanopartícula menor significa que, por unidade de massa de prata, as nanopartículas menores têm mais átomos de prata em contato com a solução do que as nanopartículas maiores. Para pequenas nanopartículas, isso significa que mais dos átomos de prata contidos nas nanopartículas podem participar nos processos de destruição celular. Se apenas a camada externa de átomos de prata de uma nanopartícula de prata puder ser ionizada em íons de prata, então algumas grandes nanopartículas devem produzir menos íons de prata do que muitas pequenas nanopartículas. Como os íons de prata são os que transmitem propriedades antibacterianas para um determinado material contendo prata, faz sentido que as nanopartículas de prata menores tenham mais eficácia antimicrobiana do que as nanopartículas de prata maiores. Embora ainda não se saiba completamente como atua a prata, os estudos recentes têm revelado que as propriedades antimicrobianas da prata são devidas à sua forma ionizada e sua capacidade de causar danos às células através da interação com proteínas e DNA

(https://microbewiki.kenyon.edu/index.php/Silver_as_an_Antimicrobia l_Agent).

 

A partir destas informações, afirmativas a seguir.

 

I. Nanopartículas de prata com dimensões de 1 nm podem conter em torno de 6 átomos de prata (Ag ~165 picometros (pm); pico = 10-12).

II. Em comparação às células humanas, as nanopartículas são bem menores, daí a capacidade de atuarem dentro das células.

III. Os íons de prata que são referidos no texto são íons com cargas +2.

IV. Quanto maior o tamanho da nanopartícula, maior sua área superficial.

 

Assinale a alternativa correta:

a

Somente as afirmativas I e II estão corretas

b

Somente as afirmativas I e III estão corretas

c

Somente as afirmativas II e IV estão corretas

d

Somente as afirmativas III e IV estão corretas

e

Todas as afirmativas estão corretas

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
1 min
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar