O termo nanotecnologia refere-se ao uso de partículas muito pequenas, as nanopartículas - da ordem de 10-9m - sendo estas consideradas um recurso empregado para solucionar problemas e agregar valor. Nanopartículas de prata têm sido amplamente estudadas como material antimicrobiano. Apesar de estarmos falando de partículas já tão pequenas (de ordem nano), o tamanho entre partículas nesta ordem de grandeza também é importante. Tem sido observado que o aumento da atividade antimicrobiana de nanopartículas menores pode ser devido ao fato de as partículas menores terem maior facilidade em atravessar a parede celular, além de terem uma relação superfície/volume maior. A área de superfície maior para um volume de nanopartícula menor significa que, por unidade de massa de prata, as nanopartículas menores têm mais átomos de prata em contato com a solução do que as nanopartículas maiores. Para pequenas nanopartículas, isso significa que mais dos átomos de prata contidos nas nanopartículas podem participar nos processos de destruição celular. Se apenas a camada externa de átomos de prata de uma nanopartícula de prata puder ser ionizada em íons de prata, então algumas grandes nanopartículas devem produzir menos íons de prata do que muitas pequenas nanopartículas. Como os íons de prata são os que transmitem propriedades antibacterianas para um determinado material contendo prata, faz sentido que as nanopartículas de prata menores tenham mais eficácia antimicrobiana do que as nanopartículas de prata maiores. Embora ainda não se saiba completamente como atua a prata, os estudos recentes têm revelado que as propriedades antimicrobianas da prata são devidas à sua forma ionizada e sua capacidade de causar danos às células através da interação com proteínas e DNA
(https://microbewiki.kenyon.edu/index.php/Silver_as_an_Antimicrobia l_Agent).
A partir destas informações, afirmativas a seguir.
I. Nanopartículas de prata com dimensões de 1 nm podem conter em torno de 6 átomos de prata (Ag ~165 picometros (pm); pico = 10-12).
II. Em comparação às células humanas, as nanopartículas são bem menores, daí a capacidade de atuarem dentro das células.
III. Os íons de prata que são referidos no texto são íons com cargas +2.
IV. Quanto maior o tamanho da nanopartícula, maior sua área superficial.
Assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas I e II estão corretas
Somente as afirmativas I e III estão corretas
Somente as afirmativas II e IV estão corretas
Somente as afirmativas III e IV estão corretas
Todas as afirmativas estão corretas