O teocentrismo cultural caracterizou o período chamado de Alta Idade Média. Apesar dos esforços de Carlos Magno, no sentido de estimular o desenvolvimento da cultura e do ensino, isso não se manteve após sua morte, e a principal preocupação, então, passou a ser a salvação das almas. Santo Agostinho foi o principal intelectual do período e definia o homem como um ser corrompido e herdeiro do pecado original. Sobre as características desse momento, considere as afirmativas a seguir.
I - O renascimento carolíngio arraigou-se, especialmente, entre os monges copistas e desenvolveu-se com mais força através do surgimento das primeiras universidades, criadas no período.
II - As características da arquitetura românica levavam à perspectiva de mais contemplação e menos ação, mais fé que razão.
III - A literatura, a pintura e a escultura pouco se desenvolveram nesse período, destacando-se, entretanto, as iluminuras.
IV - O pessimismo agostiniano não vislumbrava qualidades no Deus católico, e homens podiam obter a salvação pela fé e o livre-arbítrio.
Está(ão) correta(s)
apenas I, II e III.
apenas I e IV.
apenas II e III.
apenas IV.
I, II, III e IV.