O surgimento do atletismo se confunde com a história da humanidade, pois alguns autores acreditam que, na pré-história, quando o homem lançava objetos para a caça, corria e saltava para sobreviver, o mesmo estaria praticando o atletismo, esta relação não deveria estar ligada à prática da modalidade, porque estes movimentos de correr, saltar e lançar são da natureza humana. Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre a história do atletismo.
O atletismo dos gregos apresentou uma fase de decadência em relação ao dos romanos, não só por ser menos competitivo e sem fins educativos, mas também porque o atleta, em geral escravo ou prisioneiro de guerra, estava longe de gozar o prestígio social dos antigos competidores romanos.
As provas idealizadas pelos educadores vitorianos e que serviram de ponto de partida para a regulamentação do programa de competições atléticas, são as corridas, salto em distância, lançamentos de dardo e disco) e muitas variantes por eles criadas ou adaptadas das modalidades clássicas dos gregos.
Os séculos que separam Teodósio no ano de 1154 - quando se vai encontrar o primeiro registro de provas de atletismo na Idade Média - foram de total incentivo das competições de pista e campo.
Aos lançamentos de dardo e disco, foram incrementados os de peso e martelo, este de origem americana e pouco popular, já era praticado há séculos na Escócia e na Irlanda.
As mulheres só começaram a participar regularmente dos jogos olímpicos em 1984, cumprindo um programa de 100, 800 e 4x100 metros, o salto em altura e o lançamento do disco.