ENEM 2021

    O solo A morte do cisne, criado em 1905 pelo russo Mikhail Fokine a partir da música do compositor francês Camille Saint-Saens, retrata o úllimo voo de um cisne antes de morrer. Na versão original, uma bailarina com figurino impecavelmente branco e na ponta dos pés interpreta toda a agonia da ave se debatendo até desfalecer.

    Em 2012, John Lennon da Silva, de 20 anos, morador do bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, elaborou um novo jeito de dançar a coreografia imortalizada pela bailarina Anna Paviova. No lugar de um colã e das sapatilhas, vestiu calça jeans, camiseta e tênis. Em vez de balé, trouxe o estilo popping da street dance. Sua apresentação inovadora de A morte do cisne, que foi ao ar no programa Se ela dança, eu danço, virou hit no YouTube.

Disponivel em www.correcbrazmente com br Acesso em 18 pn 2019 (adaptado)

 

A forma original de John Lennon da Silva reinterpretar a coreografia de A morte do cisne demonstra que

a

a composição da coreografia foi influenciada pela escolha do figurino.

b

a criação artística é beneficiada pelo encontro de modelos oriundos de diferentes realidades socioculturais.

c

a variação entre os modos de dançar uma mesma música evidencia a hierarquia que marca manifestações artísticas.

d

a formação erudita, à qual o dançarino não teve acesso, resulta em artistas que só conhecem a estética da arte popular.

e

a interpretação, por homens, de coreografias originalmente concebidas para mulheres exige uma adaptação complexa.

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Resposta
B
Tempo médio
1 min

Resolução

A questão apresenta um exemplo de reinterpretação de uma obra de arte clássica, o solo de balé A morte do cisne, por um dançarino brasileiro de street dance. Para solucionar a questão, devemos analisar o que essa reinterpretação de John Lennon da Silva demonstra, com base nas informações do texto.

  1. Identificar os elementos contrastantes: O texto descreve a versão original (Mikhail Fokine/Anna Pavlova, 1905) e a reinterpretação (John Lennon da Silva, 2012).
    • Original: Balé clássico, figurino branco impecável, sapatilhas de ponta, ambiente erudito europeu.
    • Reinterpretação: Street dance (estilo popping), calça jeans, camiseta, tênis, contexto urbano brasileiro (periferia de São Paulo).
  2. Analisar a natureza da reinterpretação: John Lennon utiliza a mesma música e tema (a morte do cisne), mas aplica um estilo de dança completamente diferente, oriundo de um contexto sociocultural distinto (cultura urbana/hip-hop vs. cultura erudita europeia). Ele não apenas copia, mas cria algo novo ("elaborou um novo jeito de dançar", "apresentação inovadora").
  3. Avaliar o resultado: A reinterpretação foi bem-sucedida e popular ("virou hit no YouTube").
  4. Conectar a análise às opções: A questão pergunta o que essa reinterpretação demonstra. A ação de John Lennon mostra que pegar um modelo artístico (o balé clássico "A morte do cisne") e combiná-lo com outro modelo (o popping da street dance), ambos vindos de realidades socioculturais diferentes (Europa início séc. XX vs. Brasil urbano séc. XXI), pode gerar uma criação artística rica e inovadora.
  5. Escolher a alternativa correta: A alternativa B afirma que "a criação artística é beneficiada pelo encontro de modelos oriundos de diferentes realidades socioculturais". Isso corresponde exatamente ao que o exemplo de John Lennon ilustra: a fusão do balé clássico com a street dance resultou em uma obra nova e apreciada. As outras alternativas não se sustentam: (A) a influência do figurino não é o ponto central da composição original; (C) não há evidência de hierarquia; (D) faz suposições infundadas sobre o conhecimento do dançarino; (E) o foco não é a adaptação de gênero, mas de estilo e cultura.

Portanto, a reinterpretação de John Lennon demonstra como o cruzamento de diferentes universos culturais e artísticos pode enriquecer a criação artística.

Dicas

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Identifique as principais diferenças entre a versão original e a reinterpretação (estilo, roupa, origem).
Pense sobre a origem e o contexto de cada estilo de dança mencionado (balé clássico e street dance).
Reflita sobre o significado de 'inovadora' e 'hit' no contexto da reinterpretação de John Lennon.

Erros Comuns

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Confundir a influência do figurino na coreografia (Alternativa A).
Interpretar a existência de diferentes estilos como uma hierarquia entre eles (Alternativa C).
Fazer suposições sobre a formação ou o conhecimento geral do artista com base em uma única obra (Alternativa D).
Focar na questão de gênero (homem dançando papel feminino) em vez da questão principal, que é a fusão de estilos e culturas (Alternativa E).
Não perceber que o ponto central é a interação produtiva entre diferentes mundos artísticos e culturais.
Revisão

Para resolver esta questão, é útil entender alguns conceitos:

  • Reinterpretação Artística: É o ato de dar uma nova leitura ou versão a uma obra de arte preexistente, utilizando diferentes linguagens, estilos, contextos ou perspectivas. Não se trata de cópia, mas de diálogo e transformação.
  • Fusão Cultural/Artística: Ocorre quando elementos de diferentes culturas ou formas de arte se misturam, criando algo novo. No caso, a fusão do balé clássico (arte erudita europeia) com a street dance (arte urbana contemporânea).
  • Balé Clássico vs. Street Dance: São estilos de dança com origens, técnicas, estéticas e contextos socioculturais distintos. O balé clássico é formal, codificado, ligado à tradição erudita europeia. A street dance engloba diversos estilos (como popping, locking, breaking) que surgiram em comunidades urbanas, frequentemente associados à cultura hip-hop, valorizando a improvisação e a expressão individual.
  • Arte Erudita vs. Arte Popular/Urbana: Tradicionalmente, refere-se à distinção entre formas de arte ligadas às academias e elites culturais (erudita) e aquelas que emergem do cotidiano e de grupos sociais específicos (popular/urbana). A questão mostra como essas esferas podem interagir produtivamente.
53%
Taxa de acerto
16.5
Média de pontos TRI
Habilidade

Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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