O sol brilhava na janela do Palácio de Inverno, em São Petesburgo. Em 7 de outubro de 1911 amanhecia mais um dia para o czar russo, Nicolau II. Seu "simples" quarto, com apenas uma cama de casal enfeitada com ouro, as maçanetas da porta, as cadeiras, as cortinas, tudo era detalhado em ouro e prata. (...) Na mesma manhã, às quatro horas e vinte minutos, o barqueiro do rio Volga, Vladmir Braksllava acordava antes de nascer o Sol, mas até que estava contente, pois ainda era outubro, e as manhãs eram um pouco mais quentes, já que no inverno ele estava acostumado com temperaturas de –10 ºC a –30 ºC. E esta manhã de 7 de outubro estava bem quente, a temperatura era de 11 ºC.
Disponível em: <http://www.manarquistacomunista.hpg.ig.com.br/governo_e_politica/93/index_int_3.html> Acesso em: 9 abr. 2012.
A respeito da Revolução Russa, analise as proposições a seguir.
I. A Rússia pré-revolucionária era governada por um regime de governo assemelhado ao Antigo Regime, em que figurava o poder dos czares.
II. O Domingo Sangrento, ocorrido em 1905, foi um ensaio geral para a Revolução Russa de 1917 que, apesar do massacre, uniu mais forças contra o Estado russo.
III. A Revolução Russa de 1917 pode ser dividida em duas: a primeira, em fevereiro, comandada pelos bolcheviques, partido moderado; e a segunda, que alavancou os mencheviques ao poder, em outubro.
IV. A consolidação da Revolução Russa só foi possível após uma intensa guerra civil, que foi rivalizada entre o exército vemelho e o exército branco, cabendo a vitória ao exército vermelho.
Das proposições apresentadas anteriormente, estão corretas
apenas I.
apenas I e III.
apenas I, II e III.
apenas I, II e IV.
todas.