ENEM 2017 libras

    O slackline é considerado uma atividade esportiva que envolve deslocamento em equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, esticada na horizontal e fixada em dois pontos diferentes, a uma altura de pelo menos 30 centímetros do solo. Pode ser praticada em diferentes ambientes, os quais caracterizam suas variações, tais como: waterline, highline, trickline, longline, entre outros. Ao poder ser realizado em diferentes ambientes, conforme suas particularidades, especialmente pelo risco controlado, o slackline pode ser entendido como uma atividade de aventura. Sendo realizadas no meio natural, urbano ou artificial, consideram-se as atividades de aventura como possibilidades férteis de vivência no lazer. O lazer pode também oportunizar a manifestação de diferentes formas de convívio com o ambiente natural, por meio da vivência dos jogos, esportes, desafios, entre outros elementos, neste caso, especialmente por meio de atividades de aventura como o slackline.

SANTOS, P. M.; MARINHO, A. Sfackline e educação física: experiências do projeto de extensão Lazer e Recreação. Licere, n. 4, 2014 (adaptado).

 

A prática esportiva do slackline é considerada uma atividade de aventura e de lazer.

 

Essa atividade vincula-se, prioritariamente, ao seguinte interesse do lazer:

a

Intelectual.

b

Artístico.

c

Manual.

d

Social.

e

Físico.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Tempo médio
1 min

Resolução

Passo a passo para a solução:

  1. Leitura e compreensão do texto-base: Leia atentamente o texto que descreve o slackline. O texto o define como uma "atividade esportiva que envolve deslocamento em equilíbrio sobre uma fita de nylon". Ele também menciona que é uma atividade de aventura e pode ser praticada em diversos ambientes, sendo uma forma de vivência no lazer.

  2. Identificação da questão central: A pergunta pede para identificar qual o interesse do lazer ao qual o slackline se vincula prioritariamente.

  3. Análise das características do slackline: Com base na descrição, a característica fundamental do slackline é o "deslocamento em equilíbrio". Isso exige habilidades corporais como equilíbrio, coordenação motora, força e concentração.

  4. Avaliação das opções de interesses do lazer: Analise cada opção em relação às características do slackline:

    • Intelectual: Envolve atividades mentais, como leitura, jogos de estratégia, aprendizado. O slackline exige concentração, mas seu foco principal não é intelectual.
    • Artístico: Relaciona-se à criação ou apreciação de arte (música, dança, pintura). Embora algumas variações (como o trickline) possam ter elementos estéticos, a prática básica não é primariamente artística.
    • Manual: Refere-se a atividades que usam as mãos para criar ou consertar (artesanato, jardinagem). O slackline envolve o corpo todo, não apenas as mãos.
    • Social: Foca na interação com outras pessoas (festas, conversas, jogos em grupo). O slackline pode ser praticado em grupo, mas a essência da atividade é individual (o equilíbrio na fita) e o texto enfatiza o convívio com o ambiente natural, não necessariamente o social.
    • Físico: Diz respeito a atividades que envolvem o corpo, movimento, esforço e habilidades motoras (esportes, dança, caminhada). O slackline, centrado no equilíbrio e deslocamento corporal, encaixa-se perfeitamente nesta categoria.
  5. Conclusão: A principal exigência e o foco do slackline, conforme descrito, é o controle corporal e o equilíbrio. Portanto, o interesse do lazer predominantemente vinculado a essa prática é o físico.

  6. Seleção da alternativa correta: A alternativa que corresponde ao interesse físico é a E.

Dicas

expand_more
Qual é a ação principal realizada durante o slackline, segundo o texto?
Que tipo de habilidade é mais exigida para se equilibrar e se deslocar sobre a fita?
Compare as categorias de lazer (físico, social, etc.) com a descrição da atividade.

Erros Comuns

expand_more
Confundir o interesse principal com interesses secundários (ex: focar na socialização que pode ocorrer durante a prática, e não na atividade física em si).
Supervalorizar a necessidade de concentração e considerar o interesse como 'intelectual'.
Associar 'aventura' a algo diferente do desafio físico, não percebendo que muitas atividades de aventura são primariamente físicas.
Não compreender claramente as categorias de interesses do lazer (físico, social, intelectual, artístico, manual).
Revisão

Revisão de Conceitos:

  • Lazer: Tempo livre de obrigações profissionais, familiares e sociais, utilizado para descanso, diversão e desenvolvimento pessoal. As atividades de lazer podem ser classificadas por interesses.
  • Interesses do Lazer (Classificação de Dumazedier):
    • Físico-esportivos: Envolvem atividades corporais, movimento, esportes (ex: caminhar, nadar, jogar futebol, slackline).
    • Manuais: Atividades de criação ou reparo com as mãos (ex: jardinagem, bricolagem, artesanato).
    • Artísticos: Criação ou apreciação de formas de arte (ex: pintar, tocar um instrumento, ir ao teatro).
    • Intelectuais: Busca por conhecimento, raciocínio (ex: ler, jogar xadrez, assistir a documentários).
    • Sociais: Interação com outras pessoas (ex: conversar com amigos, ir a festas, participar de clubes).
  • Atividades de Aventura: Práticas realizadas geralmente em ambientes naturais ou urbanos adaptados, que envolvem desafios, riscos controlados e superação de limites (ex: escalada, rapel, trekking, slackline). Muitas vezes, têm um forte componente físico.
48%
Taxa de acerto
12.3
Média de pontos TRI
Habilidade

Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Jefferson, formando em Medicina
Com a plataforma AIO consegui acertar as 45 questões de ciências humanas no ENEM 2022! Sem dúvidas, obter a nota máxima nessa área, foi imprescindível para ser aprovado em medicina.
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar