O Sistema Nervoso Central (SNC) humano é formado pelo encéfalo (com quatro partes: tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e cérebro) e pela medula espinhal. O SNC se comunica com as diversas partes do corpo através do Sistema Nervoso Periférico (SNP), constituído por 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos raquidianos, além dos gânglios nervosos.
Sobre as estruturas e as funções dos componentes do SNC, é INCORRETO afirmar que:
sem função regulatória, o tronco encefálico compreende a medula raquidiana, que conecta o cérebro aos nervos periféricos e responde aos arcos reflexos simples.
o cerebelo participa do controle do equilíbrio, do tônus muscular e de automatismos motores voluntários, tendo essas funções comprometidas em indivíduos com a Doença de Parkinson.
no diencéfalo encontra-se o hipotálamo, que é um centro integrador das atividades dos órgãos viscerais, sendo um dos principais responsáveis pela manutenção da homeostase corporal.
a camada mais externa (córtex) do cérebro tem cor cinzenta e é formada pelos corpos dos neurônios, e a massa encefálica mais interna tem cor branca, constituída por fibras nervosas (dendritos e axônios) envoltas por bainha de mielina.