A consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) no Brasil, de modo similar ao Código Florestal, separa essas unidades em duas categorias grandes de manejo: as Unidades de Proteção Florestal e as Unidades de Uso Sustentável. As Unidades de Uso Sustentável, por sua vez, têm como objetivo geral compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcelas de seus recursos naturais sendo as Áreas de Proteção Ambiental Permanentes uma das suas categorias de manejo.
Em relação aos objetivos das Áreas de Proteção Ambiental Permanentes desta categoria de manejo, é CORRETO afirmar que destinam-se a
disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais em áreas relativamente extensas do território nacional.
manter os ecossistemas naturais em áreas relativamente reduzidas, com fraco povoamento, que abriguem exemplares raros das espécies naturais, regionais.
ampliar a exploração dos recursos florestais em áreas com predominância de cobertura vegetal nativa.
conservar a diversidade biológica em áreas privadas, mediante compromisso assumido com os órgãos ambientais e os proprietários.