O sistema imunológico é o conjunto de células, tecidos, órgãos e moléculas responsáveis pela retirada de agentes ou moléculas estranhas do organismo de todos os seres vivos. Tem a finalidade de manter a homeostasia. O sistema imune consiste na resposta coletiva e coordenada das células e moléculas diante dos agentes estranhos. Quando a pele sofre uma lesão, fica exposta a possíveis agentes patogênicos. Contudo, os invasores serão combatidos por outros mecanismos de defesa preparados pelo nosso organismo. Analise as assertivas abaixo relacionadas ao sistema imune, e marque a alternativa correta:
Os basófilos são células que chegam para fazer a limpeza de um tecido que necrosou, ou que inflamou. Eles fagocitam restos celulares, células mortas, proteínas estranhas, calo ósseo que se formou numa fratura, e tecido de cicatrização exuberante.
Os linfócitos, são células responsáveis pela ação contra parasitas multicelulares e certas infecções nos vertebrados. Junto com os mastócitos, também controlam mecanismos associados com a alergia e asma. Desenvolvem-se na medula óssea, antes de migrar para o sangue periférico.
Neutrófilos, são células que possuem a capacidade de liberar heparina e histamina durante o processo de combate a agentes infecciosos. São formados na medula óssea.
Os linfócitos defendem o organismo contra doenças infecciosas ou alergias. São produzidos na medula óssea vermelha, reconhecem moléculas de organismos e/ou partículas estranhas, combatendo-as através da resposta citotóxica.
Algumas células de defesa se comportam diferentemente em relação ao seu agressor. Na mononucleose, uma doença viral, o número de linfócitos diminui bastante, diferentemente dos monócitos que aumentam quando estão diante de uma verminose.